Conheci o Mawaca em 2003, no Balaio Brasil, da STV. Para minha surpresa, coincidentemente haveria uma apresentação do grupo em Belo Horizonte pouco tempo depois, comemorando não sei quantos anos da imigração japonesa ou algo assim. Adorei e tenho seguido os lançamentos do grupo desde então. Vejam:
"O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (línguas indígenas brasileiras, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português), o Mawaca revela no seu nome a essência do seu trabalho. Segundo a etnia hausa do norte da Nigéria os 'mawaka' (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos.
Além das sete cantoras o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico que apresenta uma multiplicidade de timbres; acordeom, violoncello, flauta, violino e sax soprano, baixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba."
Hotaru Koi
Kali
Ciranda
Sobre a origem do nome o site do grupo informa: " O som (mauaka) retoma significados semelhantes em diferentes línguas. O termo mawaca para a etnia hausa(norte da Nigéria), designa os músicos que recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair a força dos espíritos. O mesmo termo, na língua japonesa, pode ser interpretado como canto sagrado,canto em harmonia, a porta para a criação da arte de fazer poemas (waca era um tipo de poema da Era Meiji, cantado em coro), para os índios do Mehinaco do Xingu, waká são os mensageiros entre as aldeias. Umawak'a é um lugar sagrado das águas andinas. Amahuaca é o nome de uma comunidade indígena que vive nas margens do Orinoco e praticava a antropofagia. Nós nos demos o nome Mawaca desejando que todos esses sentimentos inspirem nossa música."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rapaz, curti teus blogs! Cheguei aqui via cadernosdeguerra (fiquei curioso; o meu é (era) cadernosdesegunda).
ResponderExcluirMantenha a verve, nêgo!
P.S.: A introdução dessa música do Paris Combo é tal e qual "Portugal de Navio", dos Mutantes. Já ouviste? Abraço!