A curiosidade sobre essa fusão brasileiríssima que o Mestre Ambrósio fez é que só conheci o grupo através de um documentário da BBCFour... não sei se ando saindo pouco ou se fico "imerso em letras" mesmo. Adorei, continuo seguindo o trabalho do Siba, ultimamente solo. Gostei demais de ver em Recife o pessoal fazendo uma dança de roda com essa fusão louquíssima e divertida. Abaixo, um clipe e o documentário da BBC, que ainda estou traduzindo - os dois primeiros vídeos já consegui legendar, os demais vou fazendo aos pouquinhos.
"Mestre Ambrósio é o mestre de cerimônias do teatro folclórico popular Cavalo Marinho na Zona da Mata, norte do estado de Pernambuco, que inspirou o nome da banda. Em cima da base nordestina do forró, maracatu, coco, baião, caboclinho, ciranda e das letras inspiradas na tradição popular, o Mestre Ambrósio desenvolve seu lado pop. Seus integrantes têm referências musicais distintas, o que adiciona ao som um pouco de rock, jazz e música árabe.
Quando foi fundado, em 1992, o Mestre Ambrósio tinha Siba (Sérgio Veloso), inicialmente na guitarra e depois na rabeca, Eder "O" Rocha, percussionista, Helder Vasconcelos, ex-guitarrista e tecladista e atual percussionista e fole de oito baixos. Depois entraram Mazinho Lima (baixo elétrico e triângulo), Sérgio Cassiano (percussão e vocal) e Mauricio Alves (percussão)."
Abaixo, documentário da BBC sobre música brasileira. A partir dos anos 80, a cena musical brasileira reflete de diferentes maneiras a sociedade e suas contradições, e em quatro cidades começa a tomar corpo novos estilos e ritmos que são a essência da nova música brasileira. Nessa parte, Recife e o Mangue Bit, depois Mangue Beat; a influência de Chico Science, Nação Zumbi, Siba e Mestre Ambrósio; descendo para São Paulo, Racionais MC. Para "portas abertas" e fusões em Pernambuco, sugiro ver Quinteto Armorial e Antônio Nóbrega, também. Pra ver só a parte do surgimento do Mangue Beat(Bit), avançar até 04:01 minutos. Para ver somente o Mestre Ambrósio, avançar para o segundo vídeo da playlist e daí até 02:06 minutos.
Instruções: com o ícone "<" à esquerda da tela você consegue "andar" entre os vídeos; na barra inferior, tem uma fita cassete, que, se clicada, passa a mostrar ícones dos vídeos da lista, e pode-se escolher entre eles. Algumas vezes as legendas não aparecem (defeito do Youtube), então tem que clicar no vídeo, o que levará para a página do Youtube, onde o último ícone da barra inferior, quando clicado, mostra a opção "CC" - é só ativar. Isso ainda demora um tempo até ficar navegável "de vera".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário